Qual o ponto turístico mais frequentado no Rio de Janeiro? 

Qual o ponto turístico mais frequentado no Rio de Janeiro? 

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas do Brasil e mundialmente conhecida. Ela é uma cidade turística sem igual que serviu de inspiração para músicas como Garota de Ipanema, Aquele Abraço, Rio de 40 graus e vários outros sucessos, e faz fluminenses e cariocas dizerem com toda vontade que esse é o “Meu Rio de Janeiro” essa é a “Minha Cidade Maravilhosa”. 

Sabemos que dentro da cidade do Rio de Janeiro há diversos pontos turísticos que atraem milhões de pessoas todos os anos, mas, entre tantas, qual será a mais cobiçada?

Se você pensou no Cristo Redentor, a resposta está correta! Estima-se que as visitas ao Cristo passem de 5 mil por dia, um número impressionante!  

Caso você queira saber mais sobre o ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, continue lendo, pois nós iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

O Cristo Redentor

O Cristo Redentor é uma obra de arte que retrata Jesus Cristo com os braços abertos, abençoando a cidade maravilhosa. Ele fica no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, de onde se tem uma vista panorâmica de parte do Rio de Janeiro, incluindo as praias, as montanhas e a floresta.

A ideia de construir uma estátua religiosa no Corcovado surgiu no século XIX, mas só foi realizada no início do século XX, com o apoio do Círculo Católico do Rio de Janeiro, que arrecadou as doações necessárias para o projeto.

O monumento foi desenhado pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e esculpido pelo francês Paul Landowski, com a colaboração de outros artistas. A sua inauguração ocorreu em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Esse popular ponto turístico é feito de concreto armado e pedra-sabão, materiais que resistem ao clima tropical. Ele tem 30 metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e 28 metros de largura entre os braços. Ele pesa 1145 toneladas e é considerado uma das maiores estátuas do mundo.

Para visitá-lo é preciso comprar um ingresso que já inclui o transporte até o local. Existem duas opções principais: ir de trem ou de van. O trem sai da estação de Cosme Velho e faz um passeio de 20 minutos pela floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. A van pode sair de quatro pontos diferentes: Copacabana, Largo do Machado, Barra da Tijuca ou Paineiras. O tempo de viagem varia de acordo com o trânsito e a distância.

O Cristo Redentor é aberto à visitação todos os dias, das 8h às 19h. Os preços dos ingressos variam entre R$ 13 e R$ 122, dependendo do meio de transporte, do ponto de embarque e da idade do visitante. Crianças até 4 anos não pagam. É recomendável comprar os ingressos com antecedência pela internet, pois eles costumam esgotar rápido, principalmente na alta temporada.

Visitar um monumento tão conhecido e simbólico é uma experiência única e emocionante. Além de admirar a beleza da estátua e da paisagem, você também pode conhecer um pouco mais sobre a cultura e a religiosidade do povo brasileiro. Ele é um patrimônio da humanidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno. Não deixe de incluí-lo no seu roteiro pelo Seu, pelo Nosso, pelo Meu Rio de Janeiro!

Rolar para cima