Você já ouviu falar na expressão “carioca da gema”? Sabe o que ela significa e qual é a sua origem? Aqui, vamos explicar tudo sobre esse termo que é usado para se referir às pessoas que nasceram e cresceram na cidade do Rio de Janeiro, especialmente aquelas que têm pais cariocas também.
A palavra “carioca” vem do tupi e significa “casa do branco”, referindo-se aos colonizadores portugueses que habitavam as margens do rio Carioca, onde hoje ficam os bairros do Flamengo, Glória, Catete e Laranjeiras. Com o tempo, o termo passou a designar todos os moradores da cidade do Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil até 1960.
Já a expressão “da gema” tem a ver com o fato de o indivíduo ser carioca desde antes de nascer, ou seja, ser filho de pais cariocas. A gema é a parte mais nobre do ovo, assim como o carioca da gema seria o mais autêntico representante da cultura e do jeito de ser do Rio de Janeiro.
A expressão surgiu após a fusão em 1975, quando os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas. Os verdadeiros cariocas iniciaram a denominação “carioca da gema” para se diferenciar dos demais.
Mas quais são as características de um carioca da gema? Segundo o estereótipo, ele é uma pessoa alegre, simpática, despojada, comunicativa, criativa e que adora praia, samba e futebol. Ele também tem um sotaque peculiar, que pronuncia o “s” no final das palavras como “x”, e usa gírias como “moleque”, “sinistro”, “maneiro” e “sacou?”.
É claro que nem todos os cariocas da gema se encaixam nesse perfil, pois há muita diversidade e pluralidade na cidade maravilhosa. Mas o fato é que ser carioca da gema é mais do que um lugar de nascimento, é uma identidade, uma forma de ver e viver o mundo.
E você, se considera um carioca da gema? Compartilhe!